Convite para a próxima reunião

cropped-cropped-logolaemi1.png

Estimadxs colegas do LAEMI,

No dia 3 de junho (sexta-feira), ao meio-dia, faremos nosso próximo encontro do LAEMI.  O local será a Sala do térreo do CEPPAC.

Nessa oportunidade contaremos com a presença das pesquisadoras Sabine Gorovitz e Susana Martínez Martínez que apresentarão a pesquisa em andamento intitulada:

Migrações, fronteiras e igualdade de gênero: a integração linguística como garantia dos direitos humanos.

Descrição:

O projeto insere-se no grupo de pesquisa MOBILANG do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília, que tem como foco as situações de mobilidade e contatos de línguas. Um de seus objetivos centrais é o de apreender os processos de integração linguística dos falantes e de distinguir perfis sociolinguísticos de famílias em situação de mobilidade. Para tanto, desenvolvemos uma abordagem metodológica baseada na observação de campo. Trata-se assim de descrever as situações de interação vivenciadas pelos falantes a partir de suas produções, caracterizadas por fenômenos de misturas linguísticas ou a possível ausência delas em alguns falantes.

 

Baseado nessas premissas, o projeto “Migrações, fronteiras e igualdade de gênero” buscará acompanhar os imigrantes em sua relação com as diversas instituições envolvidas no processo de acolhida e integração dessas famílias oriundas de localidades diversas, relação esta mediada por intérpretes comunitários. Assim, o objetivo de longo prazo é contribuir com a implementação de políticas de acessibilidade linguística capazes de garantir o exercício dos direitos da população imigrante.

 

Resumo:

O projeto abarca ao mesmo tempo pesquisa e extensão e visa prover um apoio linguístico à população imigrante oriunda de diversas localidades, que chega ao Distrito Federal, um dos principais obstáculos encontrados nos primeiros contatos com as entidades de assistência sendo linguístico.

O projeto visa implementar um sistema de comunicação linguisticamente inclusivo, capaz de integrar a população imigrante e refugiada aos sistemas de prestação de serviços públicos nas áreas de saúde, trabalho, Centros de Referência de Assistência Social, Comitê Nacional para os Refugiados, Polícia Federal, e Instituto de Migrações e Direitos Humanos, entre outros, contribuindo assim para a efetivação do exercício dos diretos humanos dessa população.

A pesquisa também sugere um recorte de gênero. Muitos dos países de origem da população migrante são multilíngues e apresentam situações de diglossia. Assim, entendemos que as mulheres, confinadas pelos seus papeis de gênero aos espaços privados, têm voz somente em situações consideradas mais informais e de menor prestígio. Acostumadas a não interagir com as autoridades e instituições administrativas, elas encontram-se em uma situação de maior vulnerabilidade no país de destino/acolhida.

Leituras sugeridas:

CALVET, L.-J. Sociolinguística: uma introdução crítica. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2002. (Na ponta da língua, 4).

FISHMAN, Joshua A. Bilingualism with or without diglossia; diglossia with and without bilingualism. Journal of Social Studies, 1967, 23, p. 29-38.

GOROVITZ, Sabine e MARTÍNEZ, Susana. Migrações e Fronteiras no Distrito Federal: a integração linguística como garantia dos direitos humanos. Projeto de extensão universitária UnB

SADIQI, Fatima. Women and linguistic space in Morocco. Women and Language 26.1 (2003): 35.

SAVEDRA, M.; SALGADO, A-C. P. (2009). Sociolingüística no Brasil: uma contribuição dos estudos sobre línguas em/de contato. Rio de Janeiro: 7 Letras.

SILVA, S. de S. (org.). Línguas em Contato: Cenários de Bilinguismo no Brasil. Coleção Linguagem e Sociedade v.2. Campinas/SP: Pontes Editores, 2011.

Atenciosamente,

Prof. Leonardo Cavalcanti

Profa. Delia Dutra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s